domingo, 16 de novembro de 2008

16 de novembro: - 321 / + 45 dias

Dia Nacional de Combate ao Racismo
;
Santo do dia: Santa Gertrudes
A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Nascida em Eisleben, na Saxônia, em 1256, filha de cristãos fervorosos. Aos cinco anos de idade foi entregue do mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura profana e cristã. A partir dos vinte e cinco anos de idade teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Constantemente era tomada por arrebatamentos sublimes e tristezas profundas advindas do estudo da Palavra. Santa Gertrudes foi uma das grandes incentivadoras da devoção ao Coração de Jesus. Culto que alcançaria enorme expansão no futuro. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos até ir comungar com seu amado esposo, Jesus, na casa do Pai, em 1302.
;
Evangelho do dia:
Jesus contou esta parábola a seus discípulos: Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 1ogo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
- São Mateus 25: 14 – 30 -
Para Pensar:
Jesus quer mostrar a confiança do proprietário em seus servos. Ao viajar, ele deixa com eles seu dinheiro para usá-lo como eles acharem melhor. Nos v.24-26, a punição do mal servidor consiste na transferência de seu capital ao servidor fiel. O mesmo nós vimos na parábola dos vinhateiros homicidas, que se segue à entrada em Jerusalém, com a transferência da vinha a outros, isto é, dos judeus aos pagãos. O v. 27 estende a sentença do mal servidor a todos “os inimigos do Cristo”, anunciando os males que provém dos seus adversários. Há aqui uma preciosa lição para nós: Os que negligenciam o que Deus lhes confiou perdem o que têm. Produzimos mais ou perdemos mesmo o que temos. Avançamos em direção a Deus ou retrocedemos.
Buscamos seriamente servir a Deus com os talentos, dons e graças que Ele nos concede?
;
Senhor,
sede o legislador do meu coração
e de meus pensamentos,
sede meu senhor e mestre
de meus trabalhos e serviços.
Ajudai-me a fazer bom uso
dos dons, dos talentos, do tempo e
das graças que me destes para
vossa glória e vosso reino.
Amém!
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -




5 comentários:

Anônimo disse...

Oi querida, vim agradecer sua visita ao Entre Amigos. O tema do papo de hoje é "Churrasco". Bjks e boa semana!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oi Samantha! Obrigada por sua visita! Seu blog é um oásis nessa rude blogosfera! Deus te abençoe!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Você sabia que "QUEM VÊ SEMPRE O LADO POSITIVO DAS COISAS
CONSTRÓI UMA VIDA PLENA DE REALIZAÇÕES."? É sobre isso que trata o post de hoje! Te espero! Paz, Luz e Harmonia!