domingo, 16 de novembro de 2008

16 de novembro: - 321 / + 45 dias

Dia Nacional de Combate ao Racismo
;
Santo do dia: Santa Gertrudes
A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Nascida em Eisleben, na Saxônia, em 1256, filha de cristãos fervorosos. Aos cinco anos de idade foi entregue do mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura profana e cristã. A partir dos vinte e cinco anos de idade teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Constantemente era tomada por arrebatamentos sublimes e tristezas profundas advindas do estudo da Palavra. Santa Gertrudes foi uma das grandes incentivadoras da devoção ao Coração de Jesus. Culto que alcançaria enorme expansão no futuro. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos até ir comungar com seu amado esposo, Jesus, na casa do Pai, em 1302.
;
Evangelho do dia:
Jesus contou esta parábola a seus discípulos: Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 1ogo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
- São Mateus 25: 14 – 30 -
Para Pensar:
Jesus quer mostrar a confiança do proprietário em seus servos. Ao viajar, ele deixa com eles seu dinheiro para usá-lo como eles acharem melhor. Nos v.24-26, a punição do mal servidor consiste na transferência de seu capital ao servidor fiel. O mesmo nós vimos na parábola dos vinhateiros homicidas, que se segue à entrada em Jerusalém, com a transferência da vinha a outros, isto é, dos judeus aos pagãos. O v. 27 estende a sentença do mal servidor a todos “os inimigos do Cristo”, anunciando os males que provém dos seus adversários. Há aqui uma preciosa lição para nós: Os que negligenciam o que Deus lhes confiou perdem o que têm. Produzimos mais ou perdemos mesmo o que temos. Avançamos em direção a Deus ou retrocedemos.
Buscamos seriamente servir a Deus com os talentos, dons e graças que Ele nos concede?
;
Senhor,
sede o legislador do meu coração
e de meus pensamentos,
sede meu senhor e mestre
de meus trabalhos e serviços.
Ajudai-me a fazer bom uso
dos dons, dos talentos, do tempo e
das graças que me destes para
vossa glória e vosso reino.
Amém!
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -




7 comentários:

entre amigos disse...

Oi querida, vim agradecer sua visita ao Entre Amigos. O tema do papo de hoje é "Churrasco". Bjks e boa semana!

Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Paz e Bem!

Pensadora disse...

Um post fora de série! Sempre me surpreendo! Obrigada pela visita! Boa semana! Paz, saúde e que Deus nos ajude!

Brisa da Manhã disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

gotas de sabedoria disse...

Oi Samantha! Obrigada por sua visita! Seu blog é um oásis nessa rude blogosfera! Deus te abençoe!

Anjo das Frases disse...

Obrigada pela visita! Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Você sabia que "QUEM VÊ SEMPRE O LADO POSITIVO DAS COISAS
CONSTRÓI UMA VIDA PLENA DE REALIZAÇÕES."? É sobre isso que trata o post de hoje! Te espero! Paz, Luz e Harmonia!