domingo, 4 de setembro de 2011

04 de setembro: - 247 / + 118 dias

Santos do dia
Vitalício e Moisés

Leituras de hoje:
Ez.33:7-9/Sl.94/Rm.13:8-10/Mt.18:15-20

Evangelho do dia:
Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.
- Mt.18:15-20 -

Para pensar:
Às vezes, erramos. Os outros também erram. Ninguém está isento de errar, pecar. Jesus ensina como tratar a pessoa que errou na comunidade.
O primeiro passo é falar com a própria pessoa, dialogando, ouvindo suas explicações e clareando as causas do erro. Se a pessoa não admite seu erro, o segundo passo: dialogar sobre o fato tendo como testemunhas uma ou duas pessoas. E se a pessoa, ainda assim, recusar a se converter, Jesus sugere o terceiro passo: contar tudo à comunidade. Mas, se ela não ouvir também à Igreja, que seja tratada como um pagão, ou seja, esta pessoa não é cristã, não vive como cristã, não tem porque estar no meio da comunidade.
E Jesus fala, por outro lado, da maravilha que é estar juntos, em comunidade, e juntos orar. Ele garante que está no meio deles: "onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles"
Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de "autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade.

É assim que assumo a Palavra de Deus?
É minha referência que me motiva à conversão, me impulsiona à comunhão e solidariedade?

Como cristã devo reconhecer meus erros, admiti-los e mudar de atitude, inserindo-me na comunidade.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

6 comentários:

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

Joana disse...

Oi,Samantha! O seu blog é um encanto! Gostei muito e estou seguindo com paz e alegria. Meu nome é Joana , tenho 12 anos e sou coroinha em minha paróquia. Ficarei muito feliz com a sua linda presença em meus cantinhos:

sorrindocomjesus.blogspot.com
entresonhos2.blogspot.com

Fique com Deus!

Beijinhos, Joana

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! É uma grande satisfação visitar seu blog com frequência. Admiro muito a criatividade de meus amigos blogueiros. Hoje quero pedir uma ajudinha de vcs, estaremos lançando em breve em nossa paróquia um JORNAL IMPRESSO, e ele precisa de um NOME.
CONTO COM A SUA SUGESTÃO! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

Ane disse...

Oi Samantha!Reconhecer erros as vezes é dificil mas como é necessário,né?Excelente reflexão!Bjos e boa semana pra vc!