domingo, 4 de setembro de 2011

04 de setembro: - 247 / + 118 dias

Santos do dia
Vitalício e Moisés

Leituras de hoje:
Ez.33:7-9/Sl.94/Rm.13:8-10/Mt.18:15-20

Evangelho do dia:
Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.
- Mt.18:15-20 -

Para pensar:
Às vezes, erramos. Os outros também erram. Ninguém está isento de errar, pecar. Jesus ensina como tratar a pessoa que errou na comunidade.
O primeiro passo é falar com a própria pessoa, dialogando, ouvindo suas explicações e clareando as causas do erro. Se a pessoa não admite seu erro, o segundo passo: dialogar sobre o fato tendo como testemunhas uma ou duas pessoas. E se a pessoa, ainda assim, recusar a se converter, Jesus sugere o terceiro passo: contar tudo à comunidade. Mas, se ela não ouvir também à Igreja, que seja tratada como um pagão, ou seja, esta pessoa não é cristã, não vive como cristã, não tem porque estar no meio da comunidade.
E Jesus fala, por outro lado, da maravilha que é estar juntos, em comunidade, e juntos orar. Ele garante que está no meio deles: "onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles"
Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de "autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade.

É assim que assumo a Palavra de Deus?
É minha referência que me motiva à conversão, me impulsiona à comunhão e solidariedade?

Como cristã devo reconhecer meus erros, admiti-los e mudar de atitude, inserindo-me na comunidade.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

8 comentários:

Mabel disse...

Olá querida! Estamos cercados de sinais. Eles testemunham, comprovam, manifestam e revelam o que sutilmente estão codificados nas mensagens. Fico feliz de encontrá-la em meu blog Sinais! Beijos Mabel

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

Joana disse...

Oi,Samantha! O seu blog é um encanto! Gostei muito e estou seguindo com paz e alegria. Meu nome é Joana , tenho 12 anos e sou coroinha em minha paróquia. Ficarei muito feliz com a sua linda presença em meus cantinhos:

sorrindocomjesus.blogspot.com
entresonhos2.blogspot.com

Fique com Deus!

Beijinhos, Joana

Tetê disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Reinaldo Fonseca - Pascom Paroquial disse...

Olá! É uma grande satisfação visitar seu blog com frequência. Admiro muito a criatividade de meus amigos blogueiros. Hoje quero pedir uma ajudinha de vcs, estaremos lançando em breve em nossa paróquia um JORNAL IMPRESSO, e ele precisa de um NOME.
CONTO COM A SUA SUGESTÃO! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

Ane disse...

Oi Samantha!Reconhecer erros as vezes é dificil mas como é necessário,né?Excelente reflexão!Bjos e boa semana pra vc!