sexta-feira, 13 de março de 2009

13 de março : - 72 / + 293 dias

Segunda Semana da Quaresma
;
Santos do dia:
Modesta, Cristina, Eufrásia e Rodrigo
;
Evangelho do dia:
Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país. Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha. Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro. Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo. Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho. Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança! Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram. Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores? Responderam-lhe: Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo. Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que fôra rejeitada pelos que edificavam, tornou-se cabeça do ângulo? Pelo Senhor foi feito isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele. Ouvindo isto, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus compreenderam que era deles que Jesus falava. E procuravam prendê-lo; mas temeram o povo, que o tinha por um profeta.
- São Mateus 21: 33 – 43, 45 e 46 -
;
Para Pensar:
Na parábola acima citada, a multiplicação de mensageiros constitui justamente sinal da solicitude divina, jamais de interesse econômico. Os mensageiros são, sem dúvida, os profetas, enviados por Deus, e que Israel não levou em conta, e que foram muitas vezes maltratados. S. Lucas descreve numa determinada ordem: bater, ultrajar, ferir e, finalmente, reservando ao filho, matar. Insiste-se sobre o resultado destas vindas sucessivas, em que os enviados voltam de mãos vazias. O contraste é precisamente acentuado quando se fala que era o “tempo dos frutos”, e vieram para recolher ao menos uma parte.
O Pai envia o próprio filho, reconhecido como: “Este é o herdeiro”. O trágico é que ao querer matar o Filho para se apoderar da herança, os vinhateiros vão perdê-la. O filho é Cristo, justamente enviado para nos dar a possibilidade de sermos adotados como filhos, e de nos tornarmos assim herdeiros: ”Eles o agarram, matam-no e o lançam fora da vinha”.
;
Obrigado Senhor
por todos os benefícios que nos tendes dado;
por todas as dificuldades e
insultos que recebemos por causa de vós.
Ó nosso redentor, amigo e irmão
que possamos conhecer-vos mais claramente,
amar-vos mais profundamente e
seguir-vos com maior fidelidade,
para nossa salvação. Amém!
;
- Dom Fernando Antonio Figueiredo –
;;;
Hoje tem resposta de um meme, muito interessante...
Está no
Coisas de Samantha!
;
Bom final de semana!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Samantha!Acabei de vir de teu outro blog,fui conferir as respostas do meme.Foi bom pq meu nome também começa com S e a cor era a mais dificil de responder.Bjos!

Marizza Semeadora disse...

É gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!