terça-feira, 10 de março de 2009

10 de março: -69 / + 296 dias

Segunda Semana da Quaresma
;
Santos do dia: Dinis, Crescêncio e Simplício.
;
Evangelho do dia:
Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos,disse: Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.
- São Mateus 23: 1 – 12 -
;
Para Pensar:
Os fariseus desejavam ser bons modelos de judeu observante, canalizando, no entanto, para si mesmos o respeito e não para Deus e Sua palavra. Jesus foi pouco a pouco confundindo os herodianos, saduceus, escribas e agora é a vez dos fariseus, que se levantam igualmente contra Ele. Permanecem fiéis a Jesus a multidão que o escuta com prazer e os discípulos, aos quais Cristo se dirige para instruí-los, a fim de que não caiam no duplo perigo da vaidade e da hipocrisia.
O respeito a Deus e à sua palavra nos conduz a uma atitude de humildade e simplicidade de coração. Por isso, o Senhor não se prende excessivamente à prática exterior, mas insiste primeiramente sobre o comprometimento interior da fé, da esperança e da caridade, que não se realizam sem produzir dignos frutos de penitência.
Mas também é hipocrisia pretender ser discípulo de Cristo somente no interior, como igualmente é hipocrisia permanecer só nas práticas exteriores: o erro fundamental é justamente pensar que um pode existir sem o outro.
O humilde não confia em si mesmo, mas confia em Deus e no poder de seu amor e de sua graça salvadora.
- Dom Fernando Antonio Figueiredo -

Um comentário:

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!