sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

11 de dezembro: - 345 / + 20 dias

Segunda Semana do Advento
;
Dia do Engenheiro Civil e do Arquiteto
;
Santos do dia:
DâmasoI, Hugolino Magalotti, Pedro de Sena
;
Leituras de hoje:
Is.48:17-19/Sl.1/Mt.11:16-19
;
Evangelho do dia:
Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? São como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: "Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram!" João Batista jejua e não bebe vinho, e todos dizem: "Ele está dominado por um demônio." O Filho do Homem come e bebe, e todos dizem: "Vejam! Este homem é comilão e beberrão! É amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama." Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira.
- Mateus 11: 16 - 19 -
;
Para pensar:
Neste texto do Evangelho de Mateus, temos a conclusão da fala de Jesus exaltando João Batista. No início de sua fala, a afirmação de Jesus de que "desde o dia de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos se apoderam dele...", é uma alusão à ruptura de João com os pilares do judaísmo: o sacerdócio, o templo e a Lei que excluía os seus inadimplentes (pecadores). João descarta a linhagem sacerdotal do pai, troca o templo de Jerusalém pelo deserto (periferia) e anuncia a libertação dos oprimidos pela Lei através da prática da justiça. Comparando com algumas crianças que se excluem do jogo das demais, Jesus denuncia a rejeição dos chefes do judaísmo. João, austero no seu vestir, no seu hábitat e em sua alimentação, inicia o anúncio do Reino. A seguir Jesus, o Filho do Homem (o Humano), veste-se e alimenta-se normalmente e vive nos espaços comuns das cidades e dos campos. Tanto João, na sua austeridade, como Jesus, na sua naturalidade e alegria de vida, foram rejeitados e difamados pelos chefes religiosos e políticos de Israel. Porém, os pequenos e humildes, dentro e fora do judaísmo, pelas obras de Jesus reconheceram sua sabedoria.
(José Raimundo Oliva)
;
Bom fim de semana!

9 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Uma super reflexão, heim! Obrigada pela visita ao Manancial! Bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

Gisele Resende disse...

Samantha,

obrigada pela partilha!

a humildade caminho para Cristo!

"...Tanto João, na sua austeridade, como Jesus, na sua naturalidade e alegria de vida, foram rejeitados e difamados pelos chefes religiosos e políticos de Israel. Porém, os pequenos e humildes, dentro e fora do judaísmo, pelas obras de Jesus reconheceram sua sabedoria."


beijinhos,

Gisele

Tetê disse...

Samantha:um prazer recebê-la na minha preparação para o Natal. Hoje, terceiro domingo do Advento, acabo de atualizar! Bjks Tetê - Tempo de Celebrar

evangelizadora disse...

Oi Samantha! Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Paz, Luz e Harmonia!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks