sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

19 de dezembro: - 354 / + 12

Terceira semana do Advento
;
Santos do dia: Téia, Dário e Paulino.
;
Evangelho do dia:
Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada. Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida fermentada, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto. Zacarias perguntou ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada. O anjo respondeu-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo. No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário. Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo. Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa. Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo: Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens.
- São Lucas 1: 5 – 25 -
;
Para Pensar:
“Todo o povo estava de fora” e apareceu-lhe um anjo. O anúncio não se resume só ao casal, ele se passa ao longo de uma liturgia, como uma resposta de Deus à prece conjunta de Zacarias e do povo fiel: para alegria de muitos. Zacarias se perturba diante da visão, exprimindo assim o temor reverencial a Deus.
“Não temas”, lhe diz o anjo, pois sua presença é sinal da benevolência de Deus. Sua graça, nos propondo a Aliança, nos dá a igualdade no Amor. Ouvindo a prece de Zacarias, Deus se mostra atento à prece do seu povo. De fato, a esterilidade de Isabel é a imagem do povo de Deus reunido pela liturgia, melhor ainda, é a imagem de todas as gerações que, desde Abraão, esperam o Messias prometido.
O texto tem assim um alcance muito mais amplo, abarcando a humanidade toda na expectativa da vinda do Salvador. O nome de João significa “graça do Senhor”: ele assinala o dom feito aos pais por este nascimento, e o dom do Espírito que encherá João desde o seio de sua mãe, e enfim o dom concedido aos filhos de Israel, que João reconduzirá ao Senhor seu Deus”. O anúncio do nascimento de João já é nele mesmo sinal de sua missão, como precursor do Messias, aquele que “reconduzirá os pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto”.
Senhor Jesus,
vós viestes salvar-nos do pecado
e do poder de morte.
Que eu possa sempre alegrar-me
com a salvação que vem de vós
e confiar em vosso plano a respeito
de minha vida.
Amém!
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -

7 comentários:

Anônimo disse...

As maravilhas da Bíblia e as mulheres:


Mulheres devem ser submissas a seus maridos (1 Pedro 3:1)
Mulheres estão proibidas de ensinar aos homens (1 Timóteo 2:12)
Mulheres não devem usar ouro ou pérolas (1 Timóteo 2:9)
Mulheres não podem usar roupas masculinas (Deuteronônio 22:5)
Carne de porco e frutos do mar são terminantemente proibidos (Levítico 11:7, 10)
A usura é proibida (Deuteronômio 23:19)
Cortar a barba é proibido (Levítico 19:27)
É proibido usar roupas feitas de mais de um material (Levítico 19:19)
A Bíblia não permite que as mulheres peçam o divórcio, o que significa que eles estão cometendo adultério, punível com apedrejamento até a morte (Deuteronômio 22:22)

Marizza Semeadora disse...

Samantha querida: obrigada pela visita! Que você tenha sempre esta sede de Deus! Nunca deixe de evangelizar! Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Uma boa semana prá você, também!! FUI!

Tetê Guimarães disse...

Oi, querida! Passando prá agradecer a visita e avisar que já atualizei! Bjks e Feliz Natal!

Mabel disse...

Olá ! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Feliz Natal!Paz e Bem!