terça-feira, 16 de dezembro de 2008

16 de dezembro: -351 / +15 dias

Terceira semana do Advento
;
Dia do Reservista
;
Santos do dia: Albina, Ananias e Misael.
;
Evangelho do dia:
Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: - Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha. Respondeu ele: - Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi. Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: - Sim, pai! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo: os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus! João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isto, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele.
- São Mateus 21: 28 – 32 -
;
Para Pensar:
Temos aqui o mesmo início da parábola do filho pródigo.Um filho diz sim e não faz, enquanto outro diz não e se arrepende e cumpre o que o pai lhe pediu. O que está aqui em jogo é a oposição entre o dizer e o fazer, como também a possibilidade de se arrepender. Jesus, portanto, nos encoraja a pensar sobre as conseqüências de nossas escolhas, especialmente as escolhas e decisões que contarão não só para o momento atual, mas, sobretudo para a eternidade. As escolhas feitas agora têm seu efeito tanto para o nosso futuro aqui na terra como também no tempo que há de vir.
Jesus nos narra a história de dois filhos imperfeitos para ilustrar o caminho para o Reino do céu. O pai provê amplamente seus filhos de tudo que lhes é necessário. O pai também lhes recompensa com excelente trabalho em sua própria vinha. Ele espera deles gratidão, lealdade e dignidade na partilha do trabalho diário. O filho “rebelde” diz ao pai que não fará o serviço, mas mudando sua consciência e faz o que o pai lhe tinha pedido. Mas quem é o bom filho? Ambos desobedecem ao pai, mas um se arrepende e faz o que o pai deseja. Jesus deixa claro que o que Deus deseja é a mudança de nossos corações que demonstramos pelas nossas palavras e ações na correspondência ao seu querer. Deus oferece a cada um de nós o maior tesouro possível: paz, alegria, felicidade e vida com Ele em seu reino.
Permanece a questão para nós: podemos perder este tesouro se recusamos a graça que Deus nos oferece para seguir o caminho da verdade e da justiça. Será que respeitamos a vontade de nosso Pai celeste?
;
Senhor Jesus,
mudai meu coração para que
eu só possa desejar o que vos é agradável.
Ajudai-me a respeitar a vontade
do Pai e dai-me força, alegria e
perseverança em cumprir
sua santa vontade.
Amém!
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -

6 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei uma história muito bonita. Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!

Marizza Semeadora disse...

Jesus passou por tentações e
que nós passamos. Jesus venceu e nós também, através da Palavra de Deus podemos vencer. Nós não somos deste mundo, nós somos de Jesus. Jesus disse: Quer ser grande no meu reino, venha para servir. Então, sirva e evangelize! Obrigada pela visita! Seu blog é uma benção! Paz e Bem!

Peregrina da Paz disse...

Oi Samantha! Estou com novo espaço, desta vez aqui no Blospot! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Peregina da Paz

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Uma boa semana prá você, também!! FUI!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!