sábado, 22 de novembro de 2008

22 de novembro: - 327 / + 39 dias

Dia da Música
;
Santo do dia: Santa Cecília
A vida de Santa Cecília foi música pura, cuja letra se tornou uma tradição cristã e cujos mistérios até hoje elevam os sentimentos de nossa alma à Deus. Era de família romana pagã, nobre, rica e influente. Estudiosa, adorava estudar música, principalmente a sacra, filosofia e o Evangelho. Desde a infância era muito religiosa e, por decisão própria, afastou-se dos prazeres da vida da corte, para ser esposa de Cristo, pelo voto secreto de virgindade. Os pais acreditando que ela mudaria de idéia, acertaram seu casamento com Valeriano, também da nobreza romana. Ao receber a triste notícia, Cecília rezou pedindo proteção do seu anjo da guarda, de Maria e de Deus, para não romper com o voto. Após as núpcias, Cecília contou ao marido, que era cristã e do seu compromisso de castidade. Disse ainda que para isso estava sob a guarda de um anjo.Valeriano ficou comovido com a sinceridade da esposa e prometeu também proteger sua pureza. Mas para isso queira ver esse anjo. Ela o aconselhou a visitar o Papa Urbano, que devido à perseguição estava refugiado nas catacumbas. O jovem esposo foi acompanhado de seu irmão Tibúrcio, ficou sabendo que antes era preciso acreditar na Palavra. Os dois ouviram a longa pregação e no final se converteram e foram batizados. Valeriano cumpriu a promessa. Depois, um dia, ao chegar em casa, viu Cecília rezando e ao seu lado estava o anjo de guarda. Entretanto a denúncia de que Cecília era cristã e da conversão do marido e do cunhado, chegou as autoridades romanas. Os três foram presos, julgados, se recusaram a renegar a fé, e os dois foram decapitados. O prefeito de Roma falou com ela em consideração à família ilustres que pertencia, e exigiu que abandonassem a religião, sob pena de morte. Como Cecília se negou, foi colocada no próprio balneário do seu palacete, para morrer asfixiada pelos vapores. Mas saiu ilesa. Então foi tentada a decapitação. O carrasco a golpeou três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permaneceu ligada ao corpo. Mortalmente ferida ficou no chão, três dias. Durante os quais, animou os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Os soldados pagãos que presenciaram tudo se converteram. O seu corpo foi enterrado nas catacumbas romanas. No terreno do seu antigo palácio foi construída a igreja de Santa Cecília. Entre os anos 817 e 824, o Papa Pascoal I teve uma visão de Santa Cecília e o seu caixão encontrado e aberto. Quando então se constatou que seu corpo permanecera intacto. Depois, fechado e colocado numa urna de mármore sob o altar daquela igreja dedicada à ela. Outros séculos se passaram. Em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do esquife e viu-se o corpo permanecia da mesma forma.
;
Evangelho do dia:
Alguns saduceus - que negam a ressurreição - aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se alguém morrer e deixar mulher, mas não deixar filhos, case-se com ela o irmão dele, e dê descendência a seu irmão. Ora, havia sete irmãos, o primeiro dos quais tomou uma mulher, mas morreu sem filhos. Casou-se com ela o segundo, mas também ele morreu sem filhos. Casou-se depois com ela o terceiro. E assim sucessivamente todos os sete, que morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, de qual deles será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher. Jesus respondeu: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente , chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó . Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele. Alguns dos escribas disseram, então: Mestre, falaste bem. E já não se atreviam a fazer-lhe pergunta alguma.
- São Lucas 20: 27 – 40 -
Para Pensar:
Uma das questões essenciais colocadas à vida humana é justamente a morte. Os saduceus, atendo-se ao Pentateuco, encontravam motivos para negar a revelação da Ressurreição dos mortos. Eles não concebiam nada além do que seus olhos podiam ver. Por isso, Jesus em lugar de citar outros textos do A.T., mais recentes e mais explícitos, se reporta a Moisés. Lembramos que a lei do levirato tinha por finalidade assegurar a perpetuação do nome e da herança. Jesus declara que eles estão “no erro” e “não conhecem as Escrituras”, pois esta revela desde o começo o poder “dinâmico” de Vida que está em Deus, Criador e Pai e que Ele confiou ao “Filho do homem”, Jesus. “Os que forem julgados dignos”, mostrando que a ressurreição designa o desígnio final dos escolhidos, fim positivo do Plano divino. O Poder de Deus não se limita a uma prolongação da vida, nem ao simples retorno a esta vida terrestre, mas ela se expressa em nossa “transfiguração”, da qual a do Cristo nos pode oferecer uma imagem. Esta vida de ressuscitado é tão divina que as nossas imagens e palavras só podem nos dar uma pálida e imperfeita idéia. Neste “mistério”, pode-se tão somente crer, ou seja, colocar nossa confiança que ultrapassa todos os nossos desejos. Confiança que se há de fundar na Ressurreição de Jesus.
;
Senhor Jesus
que possamos ver para além
do que nossos olhos corporais permitem.
Estejam eles abertos ao que se refere,
não só ao presente, mas
também ao que há de vir.
Amém!
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -

6 comentários:

Anônimo disse...

Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! Tenha uma semana recheada de bençãos!Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oiêêê... passando prá agradecer a visita no Entre Amigos! É uma alegria receber sua visita! Bjks Tetê :)

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

Anônimo disse...

Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Bjks