segunda-feira, 10 de novembro de 2008

10 de novembro: - 315 / + 51 dias

Dia do Psicoterapeuta
;
Santo do dia: São Leão Magno
Foi um dos maiores pontífices da história do cristianismo É venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção, como relatam os historiadores e teólogo. Tornou-se sacerdote muito jovem e fez carreira consolidada num trabalho brilhante. Foi conselheiro dos Papas Celestino I e Xisto III. Na esfera espiritual, ele permaneceu firme defendendo as verdades do catolicismo frente às grandes heresias que sacudiram o século V e atuou, participando de discussões, encontros e concílios. Já no plano material era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e eloqüência, que o terrível rei Átila, comandante dos bárbaros hunos, não destruísse Roma e a Itália e só não atearam fogo à cidade eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do grande pontífice. Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na basílica de São Pedro em Roma. O Papa Bento XIV o proclamou doutor da Igreja em 1754. Foi o primeiro Papa que recebeu o título de "o Magno".

Evangelho do dia:
Jesus disse também a seus discípulos: É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos. Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás. Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé! Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.
- São Lucas 17: 1 – 3 -
;
Para Pensar:
Qual a maior força orientadora em nossa vida?
Jesus fala de duas forças operando em nossa vida, o poder da tentação ao pecado e o poder da fé para superar obstáculos. O maior bem é a caridade, a comunhão com Deus e entre irmãos. O maior mal é a ruptura com Deus ou ainda entre irmãos de Aliança: daí a enormidade do escândalo suscitado pelo bezerro de ouro, o cisma de Israel e os ídolos de Samaria. Em tais circunstâncias há o apelo de que cada um cuide de si para não provocar escândalo. O significado original de escândalo é uma armadilha ou pedra de tropeço que causa uma queda. A gravidade do escândalo surge do castigo que é imaginado para o sedutor: Que ele com uma grande pedra de moinho ao pescoço seja lançado ao mar.
É preciso remover quem dá escândalo, pois a salvação dos pequeninos corre perigo. E esses pequenos não são só as crianças, mas os pobres, os injustiçados e os desprezados, como vêm representados na figura do pobre Lázaro. Para Deus cada um deles é de grande importância, porque seu desejo é que nenhum deles se perca.
;
Senhor,
ajudai-me em minha fraqueza e
aumentai minha confiança em vós e
em vosso poder para resistir à tentação.
Daí-me a graça e a força para escolher
o que é reto e possa dar um bom exemplo
para os outros, especialmente,
para todos os que são crianças na fé.
- Dom Fernando Figueiredo -

5 comentários:

Marizza Semeadora disse...

Que gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! Paz e Bem!

Anônimo disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Se você mantiver seu rosto sempre alegre e luminoso será sempre bem recebido e amado por todos! Sorria e o mundo sorrirá para você!

Gracinda disse...

"O ser humano traça seu destino com o próprio pensamento. Um pensamento destrutivo destrói a nós mesmos, e um pensamento edificante vivifica a nós próprios". Assim inicia o post de hoje e espero por você para ler na íntegra! O seu post está muito bom! Gosto muito de vir até aqui! Obrigada por sua visita!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! No post de hoje tenho uma matéria sobre a cura da Aids! Na verdade, o melhor ainda é prevenir! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!