sexta-feira, 7 de novembro de 2008

07 de novembro: - 312 / + 54 dias

Dia do Radialista
;
Santo do dia: São Prosdócimo
O culto a este Santo vem de uma tradição muito antiga do século II, que homenageia o primeiro Bispo de Padova, de Rieti e também, Padroeiro destas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou definitivamente o Cristianismo no coração daquelas populações. Nas várias regiões de Rieti e Padova, o Bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições, descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo.

Evangelho do dia:
Jesus disse também a seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens. Ele chamou o administrador e lhe disse: Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens. O administrador refletiu então consigo: Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha. Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego. Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: Quanto deves a meu patrão? Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta. Depois perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papéis e escreve: oitenta. E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.
- São Lucas 16: 1 – 8 -
;
Para Pensar:
A primeira pergunta que nos surge, ao lermos esta parábola é como pode alguém que é mau dar bom exemplo? Não estaria, por outro lado, o Evangelho com esta parábola incentivando a desonestidade? Jesus está falando a seus discípulos sobre a responsabilidade deles na gestão de sua Igreja, da qual Ele os instituiu intendentes. Os Apóstolos conservarão bem viva em sua consciência de que eles terão um dia de dar contas de suas ações. O gesto não correto do administrador é destacada pelo seu senhor, melhor, ele destaca a arte com que ele age e não faz um julgamento de valor sobre a moralidade do que ele faz. Na realidade, Jesus realça a prudência dele, no sentido bíblico de “saber fazer”, muito embora visando o mal. É, portanto, uma constatação e não um cumprimento do ecônomo infiel. Esta idéia será acentuada no final da passagem quando Jesus conclui: “Pois os filhos deste século”, em oposição aos “filhos da luz”, dando à palavra mundo um sentido negativo e pecaminoso, do quem fica fechado à Luz, que é Cristo. O Mestre lança assim um convite para que os “filhos da Luz” sejam mais hábeis em sua ordem própria, em matéria espiritual com conseqüência eterna do que os filhos do mundo em matéria terrena com conseqüências temporais.
- Dom Antônio Figueiredo -
;
Um final de semana abençoado!




6 comentários:

Marizza Semeadora disse...

Que gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! Paz e Bem!

Anônimo disse...

Oiêêê... passando prá agradecer a visita no Entre Amigos! É uma alegria receber sua visita! Bjks Tetê :)

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Alexandra disse...

Querida, obrigada pela visita! Atualizei agorinha... e hoje com um reflexivo pensamento de Sathya Sai Baba! Tenha uma boa semana!

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!