domingo, 22 de abril de 2012

22 de abril: - 113 / + 253 dias

Domingo de Páscoa
Dia do Descobrimento do Brasil, Dia Internacional da Terra, Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Santos do dia
Bartolomeu de Cervere, Sotero e Miles

Leituras de hoje:
At 3,13-15.17-19/Sl 4/IJo 2,1-5/Lc 24,35-48

Evangelho do dia:
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:- Que a paz esteja com vocês! Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: Vocês têm aqui alguma coisa para comer? Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse: O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.
- Lc 24,35-48 -

Para pensar:
Jesus ressuscitado aparece agora aos discípulos, confirmando sua Ressurreição. O Mestre se apresenta não como um fantasma, mas com gestos familiares: come peixe assado, apresenta-se com seu corpo visível, deixa-se tocar. Depois desta convivência familiar, fala-lhes das Sagradas Escrituras e abre-lhes a mente para entender. E os envolve, convidando-os a serem "testemunhas dessas coisas".

Será que sou capaz de ver em quem toma refeição comigo, o Ressuscitado?
Tenho familiaridade com as Sagradas Escrituras, deixando-me abrir a mente para a Verdade?
Como pessoa batizada, cristã, assumo meu compromisso de testemunhar a ressurreição de Jesus?
Necessitamos de um novo Pentecostes! Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de "sentido", de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é imperativo ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não tem a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca na Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção de seu Reino!

Na convivência no meu cotidiano, nas coisas mais comuns, quero testemunhar que Jesus está vivo no meio de nós, como rezo nas celebrações: "Ele está no meio de nós".
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

5 comentários:

Maria Luiza disse...

O sepulcro está vazio! Ele vive! Alegria, Aleluia, minha gente! Beijos!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

ONG ALERTA disse...

Paz e bom fim de semana beijo Lisette.

Ane disse...

Oi Samantha!Este é o desafio:
"Na convivência no meu cotidiano, nas coisas mais comuns, quero testemunhar que Jesus está vivo no meio de nós."
Um abraço!