domingo, 18 de março de 2012

18 de março: - 78 / + 288 dias

Quarto Domingo da Quaresma

Santos do dia
Cirilo de Jerusalém, Cristiano e Narciso

Leituras de hoje:
2Cr 36,14-16.19-23/Sl 136/Ef 2,4-10/Jo 3,14-21

Evangelho do dia:
Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus.
- Jo 3,14-21 -

Para pensar:
Nicodemos era do partido fariseu, uma autoridade entre os judeus. Neste texto, Jesus conversa com ele. Nicodemos é um discípulo secreto de Jesus. Por isso, vai visitá-lo à noite. Jesus lhe diz que "os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz". Mas, se referia à luz da verdade, à fé no Filho de Deus. Os fariseus observavam estritamente a Lei. Tinham tendência a desprezar os que não observavam ou não conseguiam observar as complicadas leis. A estes consideravam pecadores. Jesus frequentemente discutia com os fariseus e condenava sua hipocrisia e legalismo. O diálogo entre eles é um convite à conversão.
Nicodemos e cada um de nós precisa optar e decidir: crer ou não. A escolha não pode ser pela metade. Jesus fala de "julgamento". Na verdade, ele não julga ninguém, nem condena. Cada pessoa é que se julga, a partir de suas escolhas: a favor ou contra a vida.

Tenho diante de mim a liberdade de escolha. Jesus diz que quem pratica o mal está distante da luz. Escolho durante o meu dia, as trevas ou a luz?
Quero olhar o mundo com o olhar de Jesus: viver e propor a todos a verdadeira vida.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

6 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita ao Essências para a Vida e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana! Nilza

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Ane disse...

Espero está sempre junto e diante da luz de Jesus!Um abraço Samantha!

Bruno H. disse...

Parabéns pelo blog, gostei mto... quem sabe podemos fazer alguma parceria, tbm tenho um blog, visita lá tbm:
AOSAGRADOCORACAO.BLOGSPOT.COM
Abraço
Bruno H. Viçosa/MG