domingo, 26 de fevereiro de 2012

26 de fevereiro: - 57 / + 309 dias

Primeiro Domingo da Quaresma

Santos do dia
Deodoro, Porfírio e Nestor

Leituras de hoje:
Gn 9,8-15/Sl 24/1Pd 3,18-22/Mc 1,12-15

Evangelho do dia:
Logo depois o Espírito Santo fez com que Jesus fosse para o deserto. Jesus ficou lá durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ali havia animais selvagens, e os anjos cuidavam de Jesus. Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galiléia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia: Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
- Mc 1,12-15 -

Para pensar:
Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza.
No deserto Jesus ficou quarenta dias. Este número recorda os quarenta anos do Povo de Deus no deserto, rumo à libertação. Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus para receber as tábuas da lei.
Sendo tentado por Satanás, diz o Evangelho. As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica. Durante esse tempo Jesus não viu nenhuma pessoa humana. E os anjos o serviam. O evangelho apresenta prova segura da existência dos anjos, não como mensageiros, mas como seres que servem.
Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus. O texto faz entender que Jesus estava na Judéia e retornou à Galiléia onde faz a proclamação do Reino, resumida na conversão e fé no Evangelho.
"Convertei-vos. Arrependam-se". O Evangelho, além da fé, exige de cada pessoa o desejo de modificar sua conduta segundo a Boa-Nova.

Conversão e fé: Eis o ponto central da Boa-Nova de Jesus. Devo renovar minhas idéias sobre o Reino. O anúncio de Jesus me chama à conversão. Faça um instante de silêncio, verifique em que deve se converter...
No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova ou não perseveramos no caminho. Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Samantha, bela reflexão.
Parabéns pelo blog. Que Deus te abençoe. Beijos!!!

Espero sua visita!
http://raquel-simplesmenteraquel.blogspot.com/

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Ane disse...

Oi Samantha!Vim ver as novidades e deixar um abraço!Obrigada por sua sempre gentil visita!Boa semana!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

... Morgana disse...

Olá miguxinha! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Esse seu cantinho é muito bom! Beijos cintilantes. Morgana

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bjs Ana Paula