domingo, 16 de outubro de 2011

16 de outubro: - 289 / + 76 dias

Santos do dia
Edviges, Margarida Maria Alacoque e Geraldo Majela

Dia da Ciência e da Tecnologia, Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial do Pão, Dia do Anestesiologista e Dia do Instrutor de Autoescola

Leituras de hoje:
Is.45:1,4-6/Sl.95/I Ts.1:1-5b/Mt.22:15-21

Evangelho do dia:
Os fariseus saíram e fizeram um plano para conseguir alguma prova contra Jesus. Então mandaram que alguns dos seus seguidores e alguns membros do partido de Herodes fossem dizer a Jesus: Mestre, sabemos que o senhor é honesto, ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige e não se importa com a opinião dos outros, nem julga pela aparência. Então o que o senhor acha: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: Hipócritas! Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam a moeda com que se paga o imposto! Trouxeram a moeda, e ele perguntou: De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: São do Imperador. Então Jesus disse: Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.
- Mt.22:15-21 -

Para pensar:
A pergunta dos seguidores de Herodes é maliciosa. Tenta confundir Jesus. Trata-se, na verdade, de um jogo político. Pode ter conotação religiosa porque na moeda estava inscrito: "Tiberius Caesar divi Augusti filius Augustus". Jesus utiliza uma estratégia muito hábil, referindo-se à moeda. Com sua resposta revela a má intenção e a hipocrisia dos fariseus. Se eles reconhecem como legal a moeda, hão de concordar com o que nela está escrito: "A Deus o que é de Deus". O Mestre Jesus Cristo veios restabelecer a ordem de valores. Acima de qualquer poder político ou econômico está o poder de Deus.

Qual lugar Deus ocupa na minha vida?
Se não estiver no primeiro lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista. Jesus não se deixou enganar. Quem coloca Deus e o imperador no mesmo nível, engana-se.
A resposta de Jesus "Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus" colocou os pingos nos "is". Não era mal pagar o tributo ou os impostos, mas a Deus também se deve a adoração e o reconhecimento de seu lugar, Senhor de todas as criaturas.
A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade. No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador.
É necessário reconhecer o lugar de Deus acima de tudo na nossa vida.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

4 comentários:

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Sinais do Reino! Paz e Bem! Beijos Mabel

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Tetê disse...

Que o Divino Pai Eterno nos abençoe! Acabei de atualizar o Família do Pai Eterno e agradeço sua visita! Bjks Tetê