sexta-feira, 16 de abril de 2010

16 de abril: - 106 / + 259 dias

Segunda semana da Páscoa

Dia Nacional da Voz
;
Santos do dia:
Bernadete, Calisto de Corinto, Julia e Marçal
;
Leituras de hoje:
At.5:34-42 /Sl.26/Jo.6:1-15
;
Evangelho do dia:
Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galiléia, que também é chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe: Onde vamos comprar comida para toda esta gente? Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe. Filipe respondeu assim: Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata. Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente? Jesus disse: Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens. Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. Quando já estavam satisfeitos, ele disse aos discípulos: Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada. Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. Os que viram esse milagre de Jesus disseram: De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo! Jesus ficou sabendo que queriam levá-lo à força para o fazerem rei; então voltou sozinho para o monte.
- João 6:1-15 -
;
Para pensar:
A reflexão e os cálculos dos apóstolos são muito racionais e funcionalistas. Jesus faz o milagre, a partir de um menino que coloca em comum tudo o que tem - cinco pães e dois peixes provocou. Com certeza, o gesto de desprendimento do menino, que nada segurou para si permitiu a realização do milagre! O pão foi multiplicado, todos comeram e ainda sobrou! É a lógica da gratuidade, do amor, do olhar mais para o outro do que para si mesmo, o olhar da fé.

E eu, seguro alguma coisa que não quero partilhar, dividir? Minha lógica é a do acúmulo, da centralização, do cada um por si ou é a lógica de Jesus, da partilha, da mão que se abre? É a atitude da fé?
A partir de hoje, minhas mãos vão estar abertas como as do menino do Evangelho!
- Irmã Patrícia Silva -
;
Bom fim de semana!

14 comentários:

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks e bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Tetê disse...

Querida... obrigada pela visita ao Livre Pensamento! Fico feliz de encontrar você pelos meus cantinhos! Bjks Tetê

Gisele Resende disse...

Assim Seja! Que possamos sempre ofercer o melhor de nós,

beijinhos no coração

Gisele

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Gotas de Sabedoria disse...

Oi Samantha! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Peregrina da Paz disse...

Oi Samantha! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!Leila

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!