sexta-feira, 12 de março de 2010

12 de março: - 71 / + 294 dias

Tempo de Quaresma - Terceira Semana
;
Santos do dia:
Bernardo de Cápua, Inocêncio I e Gregório I
;
Leituras de hoje:
Os.14:2-10/Sl.80/Lc.18:9-14
;
Evangelho do dia:
Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros: Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho." Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!" E Jesus terminou, dizendo: Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.
- Lucas 18:9-14 -
;
Para pensar:
Lucas dá um destaque particular à oração. Ele registra importantes momentos de oração de Jesus. Apresenta, também, orientações e parábolas de Jesus ensinando a orar. A parábola atual desenvolve o tema da oração hipócrita e da oração autêntica, já abordado, mais brevemente, por Mateus. A oração daquele cumpridor dos preceitos da Lei, que se julga justo, é vazia. Ele é autossuficiente, despreza os outros e usa a religião em benefício próprio. É a autêntica expressão daqueles que se julgam eleitos de Deus e santificados.
Por outro lado, o publicano, considerado pecador, excluído e desprezado pelo sistema religioso, humildemente busca o auxílio de Deus e confia em seu amor. Reconhecendo sua fragilidade, volta-se para Deus e encontra nele o sentido de sua vida. A humildade é um ato de consciência fundamental para nossa gratidão a Deus e para a solidariedade ao nosso próximo.
- José Raimundo Oliva -
;
Bom fim de semana!

13 comentários:

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Tetê disse...

Querida, feliz de ver seu carinho lá no Tempo de Celebrar! Continuamos nossa caminhada pelo deserto quaresmal. Já atualizei. Bjks e um final de semana abençoado! Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks e bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

Gotas de Sabedoria disse...

Oi Samantha! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Ane disse...

Oi Samantha!Passando pra ler a mensagem e deixar um beijo pra vc!Boa semana!

Ane disse...

Oi Samantha!Passando pra ler a mensagem e deixar um beijo pra vc!Boa semana!

Nova Civilização disse...

Senhor que eu entenda e seja cada dia mais humilde,

muito boa reflexão,

obrigada pela partilha,

beijinhos

Gisele

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Anônimo disse...

Sejamos como o publicano,humildade,sempre humildade.O que a gente ganha com soberba,como o fariseu?