sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

12 de fevereiro: - 43 / + 322 dias

Dia de Penitência
;
Santos do dia:
Eulália, Antonio de Constantinopla e Etevaldo
;
Leituras de hoje:
IRs.11:29-32;12:19/Sl.80/Mc.7:31-37
;
Evangelho do dia:
Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!")
E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam: Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
- Marcos 7: 31 - 37 -
;
Para pensar:
Jesus encontra-se, ainda, em território gentio. Trazem-lhe, agora, um homem surdo que mal podia falar e pedem-lhe que imponha as mãos sobre ele. Marcos narra detalhadamente os gestos de Jesus. Os ouvidos do homem se abrem e ele começa a falar corretamente. Na tradição profética, a surdez simboliza a resistência ao apelo de Deus. Jesus vence esta resistência em território pagão e, ainda, aqueles que passam a ouvi-lo começam a "falar corretamente". Isto é, passam a anunciar os seus feitos. Esta narrativa de Marcos visa também provocar os discípulos das comunidades de seu tempo. Estes, ainda apegados à doutrina nacionalista e segregacionista de "povo eleito", ficam como surdos. Estão com dificuldade de entender que os gentios são também destinatários do Reino. É o universalismo da salvação, hoje buscado na perspectiva pluralista da revelação.
;
Bom fim de semana!

14 comentários:

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks e bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

evangelizadora disse...

Oi Samantha! Seus posts estão cada dia mais abençoados! Estou com problemas na janela de comentários. Repeti o post no Manancial, comenta lá, tá? Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Gotas de Sabedoria disse...

Oi Samantha! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Gisele Resende disse...

à todos a salvação. Basta que a reconhecemos!

obrigada pela partilha,

beijinhos

Gisele

Tetê Guimarães disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Tetê disse...

Querida, feliz de ver seu carinho lá no Tempo de Celebrar! Hoje, quarta feira de cinzas, iniciamos nossa caminhada quaresmal e já atualizei. Bjks e uma semana abençoada! Tetê

Beta de Santana disse...

Bom dia Samanta!
É sempre gostoso ler seus posts e saber que existe uma pessoa tão linda divulgando a palavra de forma tão linda e sabia! Parabéns!!
Que seu dia seja lindo.
Beijokas, Beta de Santana

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Peregrina da Paz disse...

Oi Samantha! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Eu por exemplo,estou muda,não sei ir por aí e falar de Deus,eu não sou missionária,gostaria muito! De ser.Amém.Shalom.