sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

15 de janeiro: - 15 / + 350 dias

Dia Internacional do Compositor
;
Santos do dia:
Isidoro de Alexandria, Miqueias, Mauro de Gália
;
Leituras de hoje:
ISm.8:4-7/Sl.88/Mc.2:1-12
;
Evangelho do dia:
Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: Meu filho, os seus pecados estão perdoados. Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: "O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!" No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se, pegue a sua cama e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: Nunca vimos uma coisa assim!
- Marcos 2,1-12 -
;
Para pensar:
A cura do paralítico é apenas um sinal da realidade maior e interior do perdão dos pecados. Nesta narrativa, o aspecto dominante é Jesus com sua prática de ensino das multidões, dirigindo-lhes a palavra. Neste contexto, destaca-se o pronunciamento de Jesus comunicando o perdão dos pecados, e o conflito com os escribas, irritados com este pronunciamento de Jesus. O paralítico era considerado um doente, impuro e pecador. O perdão dos pecados só poderia ser feito pelos sacerdotes, no Templo, mediante sacrifícios e ofertas. Jesus desconsidera tais tradições. A cura do paralítico é apenas um sinal da realidade maior e interior do perdão dos pecados. Jesus, com sua prática misericordiosa, liberta os humilhados e oprimidos pelo sistema do Templo e restaura-lhes a dignidade e a vida.
;
Bom fim de semana!

14 comentários:

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

teresa disse...

olá samanta tudo bem contigo ? espero que sim ..
gostei do texto e do pensamento ...
beijinhos e deus te abençoe ...

Gisele Resende disse...

Samantha,

muito importante esse seu texto pois muitas pessaos vivem hoje oprimidas pelos seus pecados, acorrentadas pelos seus erros impedidas de andarem. Mas basta apenas um olhar pela fé, A Cristo e sentir o tamanho desse universo que Ele quer nos mostrar. Muitas vezes o mundo prefere que as pessoas vivam assim pois quer roubar toda a sua vida e a sua liberdade em amar verdadeiramente. Então produzir pessoas mortas é mais favorável! por isso não podemos nos cansar e cada vez mais gritar que Cristo está presente, no meio de nós, e quer nos dar vida. Matar a nossa sede e nos revelar a verdadeira Paz!

obrigada pela partilha,

beijinhos

Gisele

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Paz, Luz e Harmonia!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks e bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

Beta de Santana disse...

Olá Sam!
Retornando ao meu cantinho, estive ausente!
Quando perdoamos alguém nos sentimos bem, creio que se dá a cura da alma!!
Que seu dia seja lindo.
Beijokas, Beta de Santana

evangelizadora disse...

Oi Samantha! Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Gotas de Sabedoria disse...

Oi Samantha! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Ane disse...

Oi Samantha!É sempre bom vir aqui ler a reflexão e aprender mais da Bíblia.Um beijo pra vc,fique com Deus!

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Anônimo disse...

Isto que é fé,não importa as dificuldades,as tempestades,nós tendo Aquele que nos salvou do nossdo lado,vamos em frente.Amém.Shalom.