sexta-feira, 21 de agosto de 2009

21 de agosto: - 233 / + 132 dias

Dia da Habitação
;
Santos do dia:
Pio X, Ciríaca e Humbelina
;
Leituras de hoje:
Rt. 1: 1; 3 - 6; 14 - 16 e 22, Sl. 145, Mt. 22: 34 - 40
;
Evangelho do dia:
Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca. E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou: Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente." Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos- Mateus 22: 34 - 40 -
;
Para pensar:
Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Em uma disputa anterior, Jesus com sua revelação sobre a ressurreição os silenciara. Os fariseus, ao contrário, acreditavam nela. Um doutor da Lei vem a Jesus, com espírito de intriga, questioná-lo sobre o maior mandamento da Lei. Esta era uma questão discutida entre os rabinos, diante dos 613 mandamentos que constavam na Lei. Predominava a opinião de que a observância do sábado seria o principal.O doutor da Lei, simulando deferência, dirige-se a Jesus chamando-o de Mestre, título que era atribuído a ele mesmo por seus alunos. Jesus não entra no debate casuístico do emaranhado da Lei. Extraindo dois mandamentos de fontes distintas - um do livro do Deuteronômio e outro do livro do Levítico -, ele remete a resposta à realidade concreta do compromisso de amor com Deus e com o próximo, igualando o amor ao próximo ao amor de Deus. Em complemento a esta síntese fundamental, Jesus já apresentara outra, no Sermão da Montanha: "Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas".
;
Bom fim de semana!


6 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Uma super reflexão, heim! Obrigada pela visita ao Manancial! Bom final de semana!Tetê

Equipe DivulgaBlogs disse...

Olá!É com alegria que venho te dar uma boa notícia: você foi indicada para ser destaque no DivulgaBlogs! Passe lá no site para ver como funciona! Beijos e boa semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Parabéns pelo DivulgaBlogs! Bjks e bom final de semana!

Ane disse...

Olá Samantha!Obrigada por sua gentil visita!Vim ler a mensagem e lhe desejar um bom fim de semana na paz de Deus!

Peregrina da Paz disse...

Oi Samantha! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!