domingo, 28 de dezembro de 2008

28 de dezembro: - 363 / + 3 dias

Sagrada Família

Dia do Salva-Vidas

Santos do dia: Santos Inocentes.


Evangelho do dia:
Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada. Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação. Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré. O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.
- São Lucas 2: 22 – 40 -


Para Pensar:
A família é a “célula-mãe da sociedade”. Quando bem estruturada, garante um desenvolvimento sadio da personalidade e, ao mesmo tempo, é um antídoto contra os vícios, especialmente, a droga, a prostituição e a violência. Nisto, a Sagrada Família é um exemplo. Mas sua missão não é só educar para os valores sociais. A religião também ocupa um lugar importante.
Maria e José apresentam seu Filho no templo, quando ainda era criança. Durante sua vida, foi crescendo em sabedoria, graça e estatura diante de Deus e dos homens, sem dúvida, sob a orientação dos pais.
O evangelho de hoje nos lembra, também, que os idosos (Simeão e Ana) fazem parte da família e são verdadeiros educadores da fé.
- Frei Luiz Iakovacz -

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Samantha! Como foi de final de semana! Um belíssimo post!!! Obrigada pela visita. Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana!

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Marizza Semeadora disse...

Samantha querida: Um lindo post! Obrigada pela visita! Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! "Expulsemos os pensamentos tristes e cultivemos no “jardim da mente” só “flores” de pensamentos bons e felizes.". É sobre isso que trata o post de hoje! Te espero! Paz, Luz e Harmonia!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Tenha uma passagem de ano abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! FELIZ 2009! Beijos cor de rosa!