quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

25 de dezembro: - 360 / + 6 dias

Natal do Senhor
;
Santos do dia: Jacó de Todi e Anastácia.
;
Evangelho do dia:
Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).
- São Lucas 2: 1 – 14 -
;
Para Pensar:
No Natal reconhecemos a vinda do Filho de Deus. A salvação entrou no mundo, pois quem nasceu de Maria é o nosso Salvador. Tudo que é de Deus nos é comunicado por Jesus. Daí anunciarem os anjos aos pastores: “Alegrai-vos, nasceu-vos o Salvador”. Todos nós participamos desta alegria e, na medida em que acolhemos o Senhor, a verdadeira luz, nós todos somos iluminados por Ele. O Natal não é, pois um simples momento comovedor e romântico da família, mas é, sobretudo a celebração da realidade do nascimento do Filho de Deus do seio puríssimo da Virgem Maria.
Comemorar o Natal é sobretudo ir ao presépio de Belém e adorar a Jesus, reconhecendo-O como Deus. Um Deus que não quis se manifestar em meio a pompas, mas na simplicidade de uma criança e na pobreza de uma manjedoura. Natal significa, antes de tudo, acolher uma festa dada por Deus. É o Pai que nos envia seu próprio Filho para nos salvar e nos reconciliar com Ele.
Ao comemorarmos o Natal nós reconhecemos este presente dado por Deus e os enfeites e os presentes que nos damos querem dizer antes de tudo que somos agraciados, presenteados por Deus. Assim um presente material caro e um sorriso se equiparam, um aperto de mão, o perdão que oferecemos se tornam sinais desta bondade de Deus para conosco. Presentes, festa de luzes, enfeites, ceia, deveriam ser sempre expressão de um conteúdo de fé. Os abusos nos gastos e a sofisticação crescente constituem, porém, um clamor que se eleva aos céus, quando ao nosso redor há tanta miséria e tantas crianças sem teto e sem pão.
Essencial no Natal é irmos, como os pastores e os reis magos, até a manjedoura e adorarmos Jesus, o que é significado pelo incenso; é reconhecermos que Ele nasceu de Maria, um Deus que se fez homem, significado pela mirra; é proclamarmos que Ele veio para todos os povos, representados pelos magos, como Senhor e Rei, significado pelo ouro.
Que nossos corações se enchem de alegria, é Natal, e, com os anjos, entoemos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -

7 comentários:

7e7ei@ disse...

Obrigada por seu carinho e atenção!
Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! hoje, falo sobre os Tronos. Te espero! Beijos e um bom final de semana!Feliz 2009!

Marizza Semeadora disse...

Olá, querida! Muito obrigada por sua visita! Seus posts estão melhores a cda dia! Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Olá!Passando pra deixar um beijo e ler o post!Obrigada pela visita e feliz 2009!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos e bom final de semana.

Anônimo disse...

Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Marizza Semeadora disse...

Olá, querida! Muito obrigada por sua visita! Seus posts estão melhores a cda dia! Busque a Jesus e tudo você terá! Fé se transmite e se retransmite!Paz e Bem!