quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

10 de dezembro: - 345 / + 21 dias

Segunda semana do Advento
;
Dia Internacional dos Direitos Humanos
;
Santos do dia:
Joana Francisca de Chantal, Melquíades e Gregório III.
;
Evangelho do dia:
Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
- São Mateus 11: 28 – 30 -
Para Pensar:
“Vós todos”, diz Jesus, exprimindo assim que o seu convite se dirige a todos, sem exclusividade. A expressão “fardo” ou “jugo” era muito empregada pelos judeus para exprimir a submissão a Deus. Assim, eles se referem ao fardo da lei, dos mandamentos, o jugo do reino. E Jesus diz que o seu “jugo é suave”, o que para o leitor grego poderia significar “bem ajustado”, “adequado”. As exigências que pesavam sobre a conduta religiosa e moral, ou seja, as prescrições que provinham da Lei divina como dos oráculos proféticos, também das doutrinas dos mestres e autoridades religiosas, seriam adequadas aos que buscavam a santidade de vida e se dispunham a segui-lo.
“Vinde a mim”, e seu jugo ou fardo, antes de se traduzir em lei, em prescrições, é uma relação pessoal que se estabelece entre nós e Ele, e é esta relação, fundada no amor, que tornará tudo leve e suave. Somos convidados a ir a Ele como discípulos, isto é, a estarmos com Ele, partilhando de sua vida no caminho celeste da vida e da felicidade. Ele se doa a nós como “pão da vida”, para nos refazer e nos dar as forças sobrenaturais necessárias. Somos libertados da opressão do pecado, pois só Jesus pode nos livrar do mal e da desesperança e nos tornar participantes da vida divina. O próprio Jesus é o nosso guia, mostrando-nos o caminho a seguir. Ele se humilhou até a Cruz: da Encarnação à Redenção, o Mistério de Cristo é de obediência e de humildade.
;
Senhor, inflamai meu coração
com o vosso amor e transformai minha vida
para que eu seja sempre
mais submisso à vossa Palavra.
Livrai-me da ignorância e
do orgulho rebelde para que
eu possa desejar o que é bom
segundo a vossa vontade.
Amém!
;
- Dom Fernando Antônio Figueiredo -




5 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita e pelo cartão de Natal! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anônimo disse...

Oi Samantha! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe! Peregina da Paz

Marizza Semeadora disse...

Que gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Muito obrigada pela visita! Seu blog está melhor a cada dia!Paz e Bem!

7e7ei@ disse...

Obrigada por seu carinho e atenção!
Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! hoje, falo sobre os Querubins. Te espero! Beijos e um bom final de semana!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.