terça-feira, 28 de outubro de 2008

28 de outubro: - 302 / + 64 dias

Dia do Funcionário Público
;
Santo do dia: São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe. É de se supor que houve muita convivência de Judas Tadeu com o primo e os tios. Essa fraterna convivência, além do parentesco, pode ter levado são Marcos a citar Judas e os irmãos como irmãos de Jesus. São Judas iniciou sua pregação na Galiléia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. A pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, que atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que se converteram ao cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida. No ano 70, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana.

;
Evangelho do dia:
Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.
- São Lucas 6: 12 – 19 -

Para Pensar:
Qual o chamado de Deus em nossa vida? Quando Jesus começou sua vida pública Ele escolhe doze homens para serem seus amigos e apóstolos. Eles constituirão um elemento fundamental na constituição da Igreja. O evangelista o situa justamente antes do Sermão da Montanha, carta magna da vida cristã. E nesta importante ocasião, Jesus se retira para orar, aliás, Ele o faz nos momentos os mais significativos da Sua vida.
Dentre os discípulos, Ele escolhe Doze, aos quais Ele dá o nome de Apóstolos. “Apóstolo” vem do grego e significa “enviado”, não primeiramente missionário, mas sim delegado, representante: “Quem vos escuta, a mim escuta”. Neste sentido, Jesus que se diz “Enviado do Pai” é o primeiro “Apóstolo”, ao mesmo tempo em que Sumo Sacerdote da Nova Aliança. Os Apóstolos o serão à sua imagem: “Como me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo”.
É uma cadeia que se prolonga como já vemos nos Atos dos Apóstolos, quando Paulo e Barnabé recebem este título. Forma-se o colégio apostólico, que se perpetua no colégio episcopal, em que os bispos são sucessores dos Apóstolos. Não se pode esquecer o caráter de delegado, testemunha da Tradição, função a ser exercida como “sinal de unidade na caridade”, no dizer de S. Inácio de Antioquia.
;
Senhor Jesus Cristo,
vós sois o Filho de Deus e
o Salvador do mundo.
Inflamai meu coração com um ardente
amor por Vós e com uma fé inabalável
em vosso poder salvador.
Recebei minha vida e tudo
o que eu tenho como uma oferta de
amor a Vós, pois Vós sois
meu Deus e meu tudo. Amém!
- Dom Antonio Figueiredo -




5 comentários:

Gracinda disse...

"TRANSFORME O FRACASSO EM “ADUBO”, PARA FAZER DESABROCHAR EM SUA VIDA A “FLOR” DO SUCESSO". Assim inicia o post de hoje e espero por você para ler na íntegra! O seu post está muito bom! Gosto muito de vir até aqui! Obrigada por sua visita!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O post de hoje é completamente diferente de tudo que já bloguei... Tenho uma matéria sobre o olfato e a aromaterapia! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

Alexandra disse...

Querida, obrigada pela visita! Acabo de atualizar!Hoje com um belíssimo pensamento de Trigueirinho! Tenha um bom fim de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi, querida! Passando prá agradecer a visita e avisar que já atualizei! Bjks e bom final de semana!

Marizza Semeadora disse...

Oi Samantha! Joguei na pesquisa "blogs católicos" e cheguei aqui! Estou de boca aberta! Que blog lindo! Como você é caprichosa! Eu estou começando... Um blog bem simples, mas ficarei feliz se receber a sua visita e você me aceitar como amiga! Paz e Bem!