domingo, 19 de fevereiro de 2012

19 de fevereiro: - 50 / + 316 dias

Santos do dia
Conrado de Piacenza, Álvaro de Córdoba e Gabino

Leituras de hoje:
Is.43:18-19,21-22,24b-25/Sl.40/2Cor.1:18-22/Mc.2:1-12

Evangelho do dia:
Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: Meu filho, os seus pecados estão perdoados. Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: "O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!" No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se, pegue a sua cama e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: Nunca vimos uma coisa assim!
- Mc. 2:1-12 -

Para pensar:
Entre as pessoas sofridas na sociedade onde Jesus vivia, estavam também os paralíticos. Impedidos pela própria doença, não tinham como se aproximar dele. Além disso, havia um grupo de pessoas "instaladas na casa", ao redor de Jesus, que impediam a entrada de outros. Era necessária uma "conversão pastoral". Havia, também, pessoas que, pela fé, descobriam formas para aproximar os sofredores de Jesus. O Evangelho diz que "vendo a fé que eles tinham" curou o homem. O Mestre não queria sentir-se prisioneiro de ninguém: ele veio para todos. Não só curou o doente, mas perdoou-lhe os pecados. A libertação foi total.

Muitos, entre nós, não têm condições para encontrar a Cristo. São pessoas que precisam de alguém que já fez a experiência do encontro com Deus para acompanhá-las até a casa onde Jesus as espera. Às vezes, sou eu a pessoa necessitada de ajuda, mas devo também ser aquela que ajuda a quem precisa.

Que tal procurar na sua comunidade um ministério, movimento ou pastoral em que você possa se engajar? Existem pastoral da saúde, da educação, da evangelização, da criança, da juventude, da comunicação e tantas outras.
Dê também sua colaboração!
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

4 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Está maravilhosa sua reflexão sobre o Evangelho de ontem! Obrigada pela visita ao Manancial! Bjks e uma semana abençoada! Tetê

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

Ane disse...

OLá Samantha!Fiquei feliz em ver vc de volta ao meu cantinho.Passando pra ler teu post e deixar um abraço!

Ana disse...

Oi Samantha!
Estive um pouco afastada do blog, por isso não andei comentando e nem postando nada, mas já estou de volta lendo os posts que perdi rs.
Paz e bem!
Ana