domingo, 18 de setembro de 2011

18 de setembro: - 261 / + 104 dias

Santos do dia
José de Copertino, Metódio do Olimpo e Ricarda

Dia dos Símbolos Nacionais, Dia da TV Brasileira, Dia do Perdão e início da Semana Nacional do Trânsito

Leituras de hoje:
Is.55:6-9/Sl.144/Fl.1:20c-24 e 27a/Mt.20:1-16a

Evangelho do dia:
Jesus disse: O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação. Às nove horas, saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo." E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores. Eram quase cinco horas da tarde quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: "Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?" "É porque ninguém nos contratou!" responderam eles. Então ele disse: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação." No fim do dia, ele disse ao administrador: "Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros." Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão, dizendo: "Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós agüentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!" Aí o dono disse a um deles: "Escute, amigo! Eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?"
E Jesus terminou, dizendo: Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos.
- Mt. 20:1-16a -

Para pensar:
O Senhor convida os trabalhadores, em horas diferentes: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas". E a cada um paga o mesmo valor. Ninguém recebeu mais ou menos. Deus valoriza a todos e distribui seus dons a quem quer e como quer. A recompensa é igual não porque Deus é injusto, mas porque ele é bom. A recompensa não é quantitativa. Equivale à dedicação e interesse pelo trabalho. O Reino é sempre um dom gratuito de Deus.

Nunca devemos "cobrar" de Deus pelo que fizemos em favor dos irmãos. Também não devemos nos contentar com o que já fizemos. Devemos desejar sempre que Deus realize em nós o seu Projeto.
Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo.

Vou ser sempre grata a Deus que me ama de forma gratuita e confia em mim para que eu realize com alegria a missão que me cabe.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

5 comentários:

Angela disse...

olá,Samantha! Deus está sempre nos convidando para seguir seu caminho de amor, pois ele nunca desiste de nenhum de seus filhos. Parabéns pela postagem evangelizadora!
A paz de Deus!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Frida disse...

Olá querida! Valiosa essa sua reflexão! É uma grande alegria receber sua visita! Muito obrigada! Acabei de atualizar. Luz e Paz! Frida

7e7ei@ disse...

Como é gostoso receber visitas! Amigos são Anjos e eu gosto de me sentir assim, cercada de Anjos! Anjo amigo, obrigada pela visita! Um beijo angélico em seu coração! Tetéia

Leh disse...

Deus valoriza a todos e distribui seus dons a quem quer e como quer. Que a partir de hoje possamos exercer nossos dons em prol do bem.