domingo, 28 de agosto de 2011

28 de agosto: - 240 / + 125 dias

Santos do dia
Agostinho de Hipona, Viviano e João III

Dia do Bancário, Dia da Avicultura, Dia das Vocações Leigas, Dia do Catequista e Dia das Obras Pontifícias

Leituras de hoje:
Jr.20:7-9/Sl.62/Rm.12:1-2/Mt.16:21-27

Evangelho do dia:
A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" Jesus, porém, virou-se para Pedro e disse: "Volte para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!" Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
- Mt.16:21-27 -

Para pensar:
Observo as palavras de Jesus sobre o seguimento: entre muitos aspectos que podem ser considerados neste texto, tomemos o versículo que oferece as características do discípulo: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me."
"Renuncie a si mesmo" é a primeira condição. Esta supõe deixar para traz projetos pessoais, as próprias comodidades, sacrificar as próprias inclinações, em vista de um bem infinitamente maior: a vontade de Deus, seu Projeto. É impossível seguir Jesus buscando em tudo a si mesmo.
Segundo: "tome a sua cruz".O discípulo de Jesus tem o mesmo destino de seu Mestre. Precisa aceitar o sacrifício tomar sua cruz e estar pronto a sofrer e morrer como ele. Isto é conversão.
A terceira condição é seguir Jesus: "e me acompanhe" Seguir significa , antes de mais nada viver como Jesus Cristo viveu. E também, anunciar como ele anunciou.
Sou discípulo/a de Jesus Cristo?

A Conversão é a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo.
Estou disposto/a a renunciar a mim mesmo, tomar a minha cruz e seguir Jesus?

Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância. Que eu sempre esteja atenta aos ensinamentos de Jesus e possa vivê-los no dia-a-dia.
- Irmã Patrícia Silva -

Parabéns a todos os catequistas!

Uma semana abençoada!

5 comentários:

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! Parabéns pelo artigo publicado, Que Deus abençoe os Catequistas em sua Missão.
Boa semana na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks Tetê

Ane disse...

Oi Samantha!Muito boa sua reflexão,não é fácil ser cristão de verdade,né?Um beijo e boa semana!

Angela disse...

Olá,Samantha!Que blog abençoado! Um bálsamo para a alma. Já estou te seguindo com muita felicidade.
Venha conhecer meus cantinhos também. Ficarei imensamente feliz com sua doce presença.

nospassosdejesusamor.blogspot.com
docessonhosdepapel.blogspot.com

Que Deus derrame muita luz em seu caminho!
Abraços fraternos,
Angela