domingo, 14 de agosto de 2011

14 de agosto: - 226 / + 139 dias

Santos do dia
Maximiliano Kolbe, Atanásia e Eberaldo

Dia dos Pais, Dia da Unidade Humana e Início da Semana Nacional da Família 

Leituras de hoje:
Is.56:1, 6-7/Sl.66/Rm.11:13-15, 29-32 /Mt.15:21-28

Evangelho do dia:
Partindo dali, Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. Uma mulher cananéia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: "Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!" Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: "Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós". Ele tomou a palavra: "Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel". Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: "Senhor, socorre-me!" Ele lhe disse: "Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos". Ela insistiu: "É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!" Diante disso, Jesus respondeu: "Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!" E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.
- Mt. 15:21-28 -

Para pensar:
Jesus foi para as cidades dos pagãos. Isto queria dizer que sua missão não era restrita a um grupo, mas aberta a todos. A salvação é para todos. Entre diversos aspectos que podemos considerar neste trecho do Evangelho, tomemos, de um lado a fala da mulher anônima, e de outro, a fala de Jesus. O grito da mulher manifesta a sua necessidade e a sua fé. Jesus vê o coração, vê a fé, vê a intenção. O evangelista Mateus diz que a mulher chegou perto de Jesus e gritou. Diz ainda que ela se ajoelhou aos pés dele. Implorou com humildade. Por isso Jesus acolheu seu pedido.

Minhas disposições são como as da mulher cananéia?
Quando converso com Jesus tenho a mesma humildade e confiança?
Como acolho a salvação?
Como vivo na comunidade cristã?

A Igreja, como "comunidade de amor" é chamada a refletir a glória do amor de Deus que, é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo. No exercício da unidade desejada por Jesus, os homens e mulheres de nosso tempo se sentem convocados e recorrem à formosa aventura da fé. A Igreja "atrai" quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem uns aos outros como Ele nos amou.
Que saibamos nos aproximar de Jesus com humildade e confiança.
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

Um comentário:

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks Tetê