domingo, 1 de maio de 2011

01 de maio: - 121 / + 244 dias

2º Domingo da Páscoa

Santos do dia
José Operário, Grata e Andéolo
Beatificação de João Paulo II

Festa da Divina Misericórdia,
Dia do Trabalhador e Dia do Ex-Combatente da FEB

Leituras de hoje:
At.2:42-47/Sl.117/IPe.1:3-9/Jo.20:19-31

Evangelho do dia:
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: "A paz esteja convosco". Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio". Então, soprou sobre eles e falou: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos". Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: "Nós vimos o Senhor!" Mas Tomé disse: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei". Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" Jesus lhe disse: "Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!" Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
- Jo.20:19-31 -

Para pensar:
A comunidade reunida e unida com a presença do Senhor Ressuscitado se fortalece e cresce. Recebe o Espírito Santo e a missão. Tomé não está presente. Por isso tem dificuldade para crer. Não acredita no primeiro anúncio que os apóstolos fazem depois de estarem com o Senhor. Tomé diz, em outras palavras, que precisa ver para crer. Uma semana depois, todos estão reunidos e, desta vez, Tomé está também. O Ressuscitado o convida para tocar as chagas. É quando ele faz aquela bela oração: "Meu Senhor e meu Deus!" E Jesus diz: " Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!" O Evangelho conclui com dizendo sua finalidade: "para que crendo, tenham vida por meio de Jesus".

O que o texto diz para mim, hoje?
Sou uma pessoa que marco presença na comunidade?
Por acaso, sou como Tomé? Preciso ver para crer?
Ou posso tomar para mim, a afirmação de Jesus: " Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!"?

Vou estar presente na minha comunidade - família, grupo, Igreja, amigos - e descobrir junto a presença de Jesus Ressuscitado em nosso meio, com a sua mensagem de paz!
- Irmã Patrícia Silva -

Uma semana abençoada!

7 comentários:

Maria Luiza disse...

Minha mãe não ficava sem o calendário do Sagrado ^Coração de Jesus. Ela amava ler tudo o que vinha naquelas minúsculas folhinhas. Hoje o calendário está atrás da porta do quartinho, na data do falecimento trágico dela. Indo para a missa da 1ª sexta feira do mês, dia do Sagrado Coração, ela foi atropelada, logo no quarteirão acima de casa. Desculpe-me, li aí e quis conversar sobre isso. Gostei muito do seu blog. Tenho o meu católico também: http://sentidomaior.blogspot.com. apareça, tá?

Reinaldo Fonseca disse...

Olá Samantha! "Com fé nós podemos continuar a caminhar um dia após o outro". Parabéns pelo maravihoso trabalho neste blog!

Reinaldo

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã/Maythe

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bjs Ana Paula

Pollyanna Monteiro disse...

Que alegria receber comentários e, com eles, o carinho dos amigos! Muito obrigada por sua visita! Graça e Paz! Beijos no seu coração. Polly

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!