sexta-feira, 5 de março de 2010

05 de março: - 64 / + 301 dias

Tempo de Quaresma - Segunda Semana
;
Santos do dia:
Eusébio, Virgílio de Arles, Domingos Sávio
;
Leituras de hoje:
Gn.37:3 e 4/Sl.104/Lc.16:19-31
;
Evangelho do dia:
Jesus continuou: Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumavam largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber as suas feridas. O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rico também morreu e foi sepultado. Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao lado dele. Então gritou: "Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!" Mas Abraão respondeu: "Meu filho, lembre que você recebeu na sua vida todas as coisas boas, porém Lázaro só recebeu o que era mau. E agora ele está feliz aqui, enquanto você está sofrendo. Além disso, há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá." O rico disse: "Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento." Mas Abraão respondeu: "Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!" "Só isso não basta, Pai Abraão!", respondeu o rico. "Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados." Mas Abraão respondeu: "Se eles não escutarem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite."
- Lucas 16,19-31 -
;
Para pensar:
Esta parábola de Lucas retrata com clareza o abismo que divide os ricos dos pobres, em nossa sociedade. De um lado vemos o rico esbanjando, no gozo da vida. De outro lado o pobre carente sofredor. O Evangelho não pretende esclarecer o pós-morte, mas sim advertir sobre as opções a serem feitas no mundo, hoje. Não se trata de condenação ou salvação escatológica de indivíduos. Trata-se da condenação e proposta de mudança do sistema socioeconômico, que, hoje, garante a riqueza e o poder de uma minoria oportunista e opressora, às custas da exploração da maioria pobre e sofredora. É o apelo à construção de uma nova sociedade.
- José Raimundo Oliva -
;
Bom fim de semana!

14 comentários:

Ane disse...

Oi Samantha!É verdade,devia haver mais igualdade de condições de vida no mundo.Um abraço e bom fim de semana!"

Luzia Escongisk disse...

Uma coisa que eu acho muito interessante nesse Evangelho é que ele desmente totalmente as idéias espiritistas, ou seja, os mortos não podem se comunicar com os vivos, nem mandar mensagens, nem voltar para o mundo dos vivos.
"Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento." Mas Abraão respondeu: "Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisar. Que eles os escutem!"

Tetê disse...

Querida, feliz de ver seu carinho lá no Tempo de Celebrar! Continuamos nossa caminhada pelo deserto quaresmal. Já atualizei. Bjks e um final de semana abençoado! Tetê

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks e bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

Gotas de Sabedoria disse...

Oi Samantha! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Tetê Guimarães disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Gisele Resende disse...

assim seja. Que entendamos cada vez mais o valor da solidariedade e do amor ao próximo....

beijinhos

Gisele

Mabel disse...

Olá Samantha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

Anônimo disse...

Jesus morreu por nós,sofreu horrores,Ele mesmo falou:SE VOCÊS FOREM SEMELHANTES A MIM NO SOFRIMENTO E NA HUMILHAÇÃO,TAMBÉM SERÃO SEMELHANTE A MIM NA GLÓRIA.Amém.Shalom.