sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

05 de fevereiro: - 36 / + 329 dias

Dia do Datiloscopista
;
Santos do dia:
Águeda, Genuíno e Adelaide de Vilich
;
Leituras de hoje:
Eclo.47:2-13/Sl.17/Mc.6:14-29
;
Evangelho do dia:
O rei Herodes ouviu falar de tudo isso porque a fama de Jesus se havia espalhado por toda parte. Alguns diziam: Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado! Por isso esse homem tem poder para fazer milagres. Outros diziam que ele era Elias. Mas alguns afirmavam: Ele é profeta, como um daqueles profetas antigos. Quando Herodes ouviu isso, disse: Ele é João Batista! Eu mandei cortar a cabeça dele, e agora ele foi ressuscitado! Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!" Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo. Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galiléia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça: Peça o que quiser, e eu lhe darei. E jurou: Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino! Ela foi perguntar à sua mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu: Peça a cabeça de João Batista. No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu: Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo! Herodes ficou muito triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, não pôde deixar de atender o pedido da moça. Mandou imediatamente um soldado da guarda trazer a cabeça de João. O soldado foi à cadeia, cortou a cabeça de João, pôs num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram.
- Marcos 6: 14 - 29 -
;
Para pensar:
Jesus dedica-se à proclamação do Reino de Deus com o apelo à conversão à prática da justiça, assumindo o anúncio temático de João.
João Batista teve uma influência fundamental no ministério de Jesus. Foi após o contato e o batismo de João que Jesus decide formar seu discipulado, iniciando seu ministério itinerante. Dedica-se, então, à proclamação do Reino de Deus com o apelo à conversão à prática da justiça, assumindo o anúncio temático de João. Nesta narrativa do martírio de João, temos também um elo com a paixão e morte de Jesus. São as elites do Judaísmo, presentes entre os "ilustres" da corte e os "grandes" da Galileia, que articulam, junto ao poder romano, representado por herodes, a morte daqueles que são considerados uma ameaça para o seu poder.
;
Bom fim de semana!

11 comentários:

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Bjks e bom final de semana!

Tetê Guimarães disse...

Oi Samantha! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!

evangelizadora disse...

Oi Samantha! Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!

Gotas de Sabedoria disse...

Oi Samantha! Que bom encontrá-la mais uma vez no Gotas de Sabedoria! Fiquei muito feliz com sua visita! Acabo de atualizar e, como sou feliz quero vê-la feliz, também! Bjks Tetê

Gisele Resende disse...

Obrigada mais uma vez por essa partilha,

Somente a conversão é que nos levará ao verdadeiro sentido da vida,

beijinhos,

Gisele

Tetê Entre Amigos disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... dá um pulinho lá! Bjks

Peregrina da Paz disse...

Oi Samantha! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!

Ane disse...

Oi Samantha!Obrigada pelo comentário!Gostei da mensagem!Um abraço!

Anônimo disse...

Amigos: Eu tive acesso à “Bibliogenese de Israel” através do portal da “Editora Biblioteca 24x7”, onde pude constatar a exatidão dos textos bíblicos recompostos, como este exemplo:
(JN) – JONAS: É A VOCAÇÃO DE JONAS, SUA FUGA E O SEU CASTIGO

(Estas 40 letras e estes 4 sinais, recompostos, dizem que):

(JN) ESSA FÉ AGIU AO JUSTO: DEUS JÁ AGE CONOSCO, NA AÇÃO

É na prática dessa Santa Ação que nos tornamos no povo de Israel, no grande povo idealizado por Deus. Marcus Vinicius

Anônimo disse...

Não podemos nos calar,na Bíblia não diz,se nós nos calarmos as pedras falam.Amém.Shalom.