quarta-feira, 25 de março de 2009

25 de março: - 84 / + 281 dias

Quarta Semana da Quaresma
;
Anunciação do Senhor
;
Santos do dia: Lúcia, Desidério e Quirino.
;
Evangelho do dia:
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
- São Lucas 1: 26 - 38 -
;
Para Pensar:
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus ... a uma virgem desposada com um homem que se chamava José”. Segundo o costume judaico o termo desposada indica um matrimônio real, mas ainda não consumado: realidade não menos fundamental, e que será destacado desde a origem. José não é só “da linhagem”, mas “da casa de Davi”, o que atesta ser Jesus o Messias tão esperado e anunciado pelos profetas. E isto se torna muito mais forte quando lemos: “O anjo Gabriel foi enviado por Deus”. Reservamos para o fim o que constitui o essencial do relato. A forma passiva do verbo mostra que a iniciativa vem de mais alto, acima do anjo Gabriel: do Deus Altíssimo. O anjo foi enviado por Ele para anunciar a concepção virginal daquele que se diz o “Enviado do Pai”.
Ave, cheia de graça”, fazendo notar que se Maria é efetivamente “cumulada de graça”, isto não provem dela, mas que o verdadeiro sujeito é Deus e sua benevolência suprema para com a humilde Virgem. É o poder transformante deste olhar divino e, portanto, criador. Enfim, a forma verbal, perfeito passivo, mostra que esta graça tinha sido definitivamente concedida. O que dela nascerá é o “Filho do Altíssimo” e seu “Reino não terá fim”.
;
Pai celestial,
Vós nos ofereceis com abundância a graça,
a misericórdia e o perdão através do vosso Filho,
nosso Senhor Jesus Cristo.
Ajudai-me a viver a graça de corresponder
às vossas promessas e dizer meu irrestrito “sim
à vossa vontade e ao vosso plano de amor.
Amém!
;
- Dom Fernando Antonio Figueiredo –

Um comentário:

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita e desejar um ótimo fim de semana! Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás!