quinta-feira, 19 de março de 2009

19 de março: - 78 / + 287 dias

Terceira Semana da Quaresma
;
Dia da Escola, do Artesão e do Carpinteiro
;
Santos do dia: José, Quintila e Apolônio.
;
Evangelho do dia:
Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
- São Mateus 1: 16, 18 – 21 -
;
Para Pensar:
José é designado como sendo “homem justo”, atento à Palavra de Deus e à sua vontade, deixando que esta Palavra se realize em sua vida. Ele pensa em abandonar Maria, tão logo toma consciência de que ela está grávida. Não deseja difamá-la. Mas ao saber, em sonho, que Deus agia nela e era obra do Espírito Santo, o que nela se realizava, ele imediatamente a acolhe.

Estaríamos prontos a obedecer ao Senhor em cada coisa? Fé na Palavra de Deus e obediência aos seus mandamentos caracterizaram a vida de José e de Maria, modelo de fé e de entrega a Deus. Somos assim convocados a sermos justos, atentos à Palavra de Deus, deixando que ela em nós realize as obras de Deus. José é todo acolhida da Palavra, e, por isso mesmo, é todo delicadeza, carinho e respeito para com Maria. No seu silêncio, ele se põe a serviço do Filho, que nasceria de Maria, e nos dá o exemplo de uma vida dedicada a Jesus e à sua Santíssima Mãe. Quando, mais tarde, Jesus retorna à sua cidade, não mais como o filho de um simples carpinteiro, mas como rabbi com seus discípulos: com a sabedoria dos seus ensinamentos e os milagres, sinais de seu Poder divino, muitos irão se prender ao fato de sua vida terrena, ao lado de sua família, e não se abrirão à sua mensagem.
Somos convidados a ter a atitude José, homem simples, operário, aberto à Palavra de Deus, sempre atento aos desígnios divinos e ao seu plano salvífico.
- Dom Fernando Antonio Figueiredo –

5 comentários:

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! O que você tem semeado? Aquilo que você semear, isso também colherá. Semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe!Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

7e7ei@ disse...

Samantha... Obrigada por seu carinho e atenção!Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! Hoje, falo sobre os Arcanjos. Te espero! Beijos e um bom final de semana!

Alexandra disse...

Obrigada pela visita! Um post maravilhoso! Seu blog é nota 10! Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos.

Anônimo disse...

Seus posts estão cada dia mais abençoados! Bom domingo e uma semana repleta do amor de Deus!