quarta-feira, 4 de março de 2009

04 de março: - 63 / + 302 dias

Primeira Semana da Quaresma
;
Santos do dia: Casimiro, Arcádio e Eugênio.
;
Evangelho do dia:
Afluía o povo e ele continuou: Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas. Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão. Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.
- São Lucas 11: 29 – 32 -
;
Para Pensar:
Os escribas e fariseus pedem a Jesus um sinal. Sensível, o milagre oferece à razão a confirmação ou segurança do fato, constatado. Mas o prodígio, ultrapassando o poder natural, se apresenta como sinal da intervenção de Deus ou das forças do mal. Jesus dá uma razão bastante forte àquela geração que lhe pede um sinal, sem esquecermos que era costume entre os judeus pedirem um sinal dos mensageiros de Deus para autenticar a sua pregação. Mas Jesus tem diante de si a acusação dos fariseus de que suas obras provinham do demônio, daí suas palavras duras denominando-os de geração adúltera e perversa. Ele lhes dará um sinal, que deveria levá-los a reconhecê-lo como proveniente de Deus. Diante da dureza do coração deles, Jesus utiliza a imagem do adultério espiritual, muitas vezes usada nas Escrituras para descrever a apostasia ou a infidelidade para com Deus.
O ato de fé é dom de si, e este dom é tão profundo que ele mesmo deve nos ser dado: é a graça da fé. Graça que cada um pode recusar ou acolher livremente, colocando-se assim na origem e na definição mesma de sua Aliança com Deus. Os ninivitas reconhecem a advertência de Deus, quando Jonas lhes fala, e se arrependem. A rainha do Sul reconheceu a sabedoria de Deus manifestada em Salomão. Infelizmente os líderes religiosos não acolhem os sinais que lhes são feitos. Eles rejeitam a mensagem de João Batista e agora os de Jesus, o Ungido de Deus, o Messias e se fecham à sua mensagem.
Jesus confirmou sua mensagem com muitos milagres em preparação para o maior deles, a sua Ressurreição, no terceiro dia. Qual é a nossa atitude diante da palavra e da sabedoria de Jesus? Se nós O ouvimos, se O seguimos, Ele nos oferece a libertação de nossos pecados e nos torna participantes de sua sabedoria.
- Dom Fernando Antonio Figueiredo -

Nenhum comentário: