segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

23 de fevereiro: - 54 / + 311 dias

Dia Nacional do Rotary
;
Santos do dia: Policarpo, Sereno e Romana.
;
Evangelho do dia:
Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João, aproximando-se dos outros discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e os escribas a discutir com eles. Todo aquele povo, vendo de surpresa Jesus, acorreu a ele para saudá-lo. Ele lhes perguntou: Que estais discutindo com eles? Respondeu um homem dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, range os dentes e fica endurecido. Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas não o puderam. Respondeu-lhes Jesus: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei de aturar? Trazei-mo cá! Eles lho trouxeram. Assim que o menino avistou Jesus, o espírito o agitou fortemente. Caiu por terra e revolvia-se espumando. Jesus perguntou ao pai: Há quanto tempo lhe acontece isto? Desde a infância, respondeu-lhe. E o tem lançado muitas vezes ao fogo e à água, para o matar. Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós! Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê. Imediatamente exclamou o pai do menino: Creio! Vem em socorro à minha falta de fé! Vendo Jesus que o povo afluía, intimou o espírito imundo e disse-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste menino e não tornes a entrar nele. E, gritando e maltratando-o extremamente, saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: Morreu... Jesus, porém, tomando-o pela mão, ergueu-o e ele levantou-se. Depois de entrar em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe em particular: Por que não pudemos nós expeli-lo? Ele disse-lhes: Esta espécie de demônios não se pode expulsar senão pela oração.
- São Marcos 9: 14 – 29 -
;
Para Pensar:
Um dentre a multidão se dirige a Jesus: “Senhor”, apelação divina e gesto implorando em atitude de adoração, o que já é testemunhado pela sua fé. O mal da criança, descrito pelo evangelista é atribuído ao demônio. Os discípulos não conseguem curá-lo e se perguntam qual a razão deste fato. A resposta nós a temos nos lábios de Jesus: “Tudo é possível a quem crê”. Como no caso do paralítico, o milagre pode ser obtido mesmo quando a fé não é a do doente, mas de alguém próximo, e mesmo se o fiel é menos intrépido que o Centurião e a Cananéia.
Reflete-se aqui a educação da fé dos seus discípulos e, portanto, de todos nós. A fé é indispensável, pois ela é a adesão a Deus e assim sua exigência é absoluta porque a confiança no Pai pode e deve ser absoluta. A conclusão é clara: Tudo é possível a quem crê, pois nada é impossível a Deus. Em outro contexto ouviremos as palavras de Jesus: “Pedi e recebereis”, tudo o que pedirdes em oração, crede que vos será dado.
;
Senhor, que cresça minha fé e
confiança em vosso poder salvador.
Que eu seja fiel e perseverante
especialmente na oração! Amém!
;
- Dom Fernando Antonio Figueiredo -

2 comentários:

Nilza disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! "VOCÊ É UMA VIDA VALIOSA, INSUBSTITUÍVEL". É sobre isso que trata o post de hoje! Te espero! Paz, Luz e Harmonia!